Programa de Pré-Natal Psicológico

Torna-se mãe e tornar-se pai é um transformação intensa e imprevisível. Ao descobrir a gestação, o casal é bombardeado por uma série de dúvidas e por milhares de informações que não se complementam. Isso gera ansiedade, confusão, insegurança e tantas outros sentimentos que dificultam a conexão do casal e a construção da parentalidade consciente, sem medo e sem estresse.

Pensando nisso, esse programa foi idealizado para auxiliar, apoiar, informar e orientar os pais nesse caminho, intenso e cheio de surpresas, que é a descoberta e a chegada de um filho!

Desta forma, trata de proporcionar aos pais um espaço de fala, escuta, e construção de estratégias práticas para solucionar questões do cotidiano.

Então, o que é um pré natal psicológico?

O Programa de Pre-Natal Psicológico (PPNP) é um acompanhamento complementar ao Pré Natal Obstétrico Tradicional . A família, ou apenas a gestante é acompanhada por um psicólogo especialista em psicologia da maternidade (gestação, parto, puerpério, amamentação). Os encontros procuram acolher e informar os futuros pais sobre temas relacionados à parentalidade, tais como relação família-bebê, aspectos emocionais da gestação, o que acontece no puerpério, aspectos emocionais na amamentação, rotina, rede de apoio, dentre outros temas pertinentes para a preparação da família para a chegada desse novo membro! Sem fórmulas mágicas e soluções imediatas, o PPNP constrói junto à família um caminho particular de cada um para lidar com as transformações que um filho trás à vida do casal.

E um Pré Natal Psicológico serve para quê?

De acordo com a literatura a maior incidência de transtornos de humor e ansiedade no público feminino acontece por conta e através da Maternidade. Hoje já é sabido que muitos sintomas podem ser prevenidos desde a gestação com uma intervenção psicológica em tempo. A gestação é um evento que por si só já mobiliza bastante ansiedade no casal, muitas vezes essa ansiedade pode chegar a um nível adoecedor, como também o estresse natural causado pela gestação pode levar ao adoecimento psíquico da gestante e do casal. Desta forma, buscar assistência psicológica durante a gestação que acompanhe até o pós-parto pode fazer diferença na relação da mulher com a gestação e com o bebê, quando este nascer! Além de possibilitar um espaço para que a gestante (e/ou casal) fale de suas dúvidas e medos íntimos sobre tornar-se mãe e pai.

De acordo com pesquisas recentes, o PPNP pode ser uma ferramenta de prevenção à sintomatologia de depressão pós parto e de demais transtornos decorrentes da gestação/maternidade

Essa programa É para você se…

  • Busca informação para tomar decisões mais assertivas e com mais segurança;
  • Busca orientação sobre gestação, pós-parto, aleitamento, volta ao trabalho, dentre outros temas que geram ansiedade sobre a maternidade;
  • Busca por autoconhecimento para lidar com as questões emocionais e o estresse;
  • Procura orientação profissional sobre a chegada do bebê e questões práticas do dia a dia;
  • Não aguenta mais tanta opinião e tanto pitaco, que quer alguém especializado em Maternidade para orientar, aconselhar, apoiar, informar.

Essa programa NÃO é para você, se…

  • Você já organizou a chegada do bebê, a rede de apoio e a volta ao trabalho, com um planejamento condizente com a realidade da família;
  • Você lida bem com os pitacos, não se incomoda e toma decisões com total segurança;
  • Sabe onde encontrar profissionais especializados para todas as questões sobre maternidade e bebês;
  • Você está preparada para o parto e puerpério;
  • Já aprendeu toda a prática do dia a dia de um bebê;
  • Já buscou se informar sobre aspectos emocionais e conversou com o parceiros sobre o que poderia ser imprevisto na gestação e puerpério;
  • Tem todas as informações sobre aleitamento materno e demandas de um bebê recém nascido
Fiquei interessada, mas ainda tenho algumas dúvidas…
Qual a duração da Programa?
O PPNP é estruturado em 16 encontros. São dois encontros por mês, durante sete meses e mais dois encontros após o parto para escuta, acolhimento e orientação no pós-parto.
Como funcionam os encontros?
O primeiro encontro é uma apresentação do casal, levantamento de demandas e principais dúvidas e também apresentação do programa, os temas pré-definidos. Após o primeiro encontro é realizado um ajuste nos temas, pois cada Pré-Natal é individualizado e completamente personalizado! Os encontros duram entre 50min a 1h20min. Cada encontro possui uma temática específica, com metodologias diferenciadas, tanto com explicações teóricas, como atividades práticas. Ao final de cada encontro, os pais recebem um pequeno texto com as orientações relacionadas ao tema do encontro, indicações de leitura e etc.
Quais temas que geralmente são abordados?
Como se preparar para a chegada do bebê; Emoções na Gestação, Emoções no Pós-parto, Preparando para a Volta ao trabalho, Organização de Rotina, Como é a vida com um Recém Nascido, Como se comporta um bebê, O papel do pai, relação com os avós, Depressão Pós Parto, Amamentação, Aspectos Psicológicos do Parto, Mitos da Maternidade; Cuidados com Recém-Nascido, entre outros.
Qual público que o Programa atende?
Gestantes, Mães e Pais.
Quem pode participar?
O casal, ou apenas a gestante, como também pode se chamar as avós para determinados encontros, ou quem for cuidar do bebê, etc.
Tenho um grupo de amigas gestantes, podemos fazer um programa em grupo?
Sim, podemos construir um Programa de Pré-Natal Psicológico em Grupo, e pode ser bastante divertido e emocionante também!
Onde os encontros acontecem?
Podem acontecer no Consultório, como também podem acontecer em domicílio.
OBS.: Por regulamentação do crp região 11, os valores só podem ser repassados via contato (e-mail ou telefone).

Contrate agora!

Pré Natal Psicológico Online

 

A PSICÓLOGA

 

Raisa Pinheiro Arruda (CRP 11/07646)

Graduada em Psicologia, Pós-graduanda em Psicologia e Maternidade, Mestranda em Saúde Coletiva com ênfase em Gênero, Maternidade e Trabalho.

Experiência com Orientação de Pais e Acompanhamento Materno.