CONSULTÓRIO VIRTUAL: Plataforma O Psicólogo Online

Ouça o Episódio sobre Orientação Psicológica no Podcast Perfeita é a Mãe!

 

Entenda mais sobre atendimento psicológico on-line…

Atendimento Psicológico Online é uma ferramenta a mais de auxílio no qual se realiza um contato via Skype, Zoom ou Hangouts do Google, com o máximo de 20 sessões, fazendo uso de um computador, uma câmera de video, um microfone, um auto-falante  (ou fone de ouvido) e um acesso rápido via internet. Ambos, profissional/paciente, devem ter acesso a essas ferramentas por ocasião da consulta. Existe, ainda, a possibilidade de contatos via e-mail.

É importante entender a diferença entre Orientação Psicológica Online e Psicoterapia. A Orientação Psicológica Online entende-se como um processo breve e pontual, especificamente voltado para a orientação ou aconselhamento psicológico. A Psicoterapia ó uma intervenção psicológica que requer um processo longo, presencial, realizado em consultório, na qual  não se restringe a sofrimentos psíquicos imediatos, mas sim a questões de conteúdos psicológicos mais profundos e de reestruturação da personalidade.

De acordo com o Art 1º da Resolução 011/2012:

Art. 1o . São reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução:

I. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;

II. Os processos prévios de Seleção de Pessoal;

III. A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;

IV. A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;

V. O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

Parágrafo Único: Em quaisquer modalidades destes serviços a(o) psicóloga(o) está obrigada(o) a especificar quais são os recursos tecnológicos utilizados para garantir o sigilo das informações e esclarecer o cliente sobre isso.

Para demais informações, acesse: Plataforma Psicólogo Online – Raisa Pinheiro Arruda