Sobre a Era do Compartilhar

Um dia desses, uma amiga que sempre compartilha dicas de viagens e lugares, compartilhou um comentário de alguém questionando se agora ela era blogueira.

Ultimamente, vejo fotos e fotos de meninas super produzidas, fotos incríveis, compartilhamento de marcas e makes, e etc, com uma legenda ironizando “toda blogueyrinha”…

Gente, eu sou dessas que acredito, do fundo do meu coração, que todo mundo tem algo bom para compartilhar. E eu queria muito que as redes sociais dessem vazão ao que todo mundo tem de bom para dividir.

Seja viagens belíssimas, seja divulgando marcas pequenas, seja escrevendo frases de efeito, seja problematizando a vida, seja compartilhando livros, seja compartilhando resenhas, seja compartilhando informações.

Acho que muito mais do que transformar nossa vida num grande Big Brother, e filmar o dia a dia freneticamente, tentando ter uma vida interessante.

Seria muito mais autêntico e, com certeza, impactaria a vida de muitas pessoas, se cada um de nós olhasse para dentro, e reconhecesse a beleza e o dom que cada um possui.

Agora, de  verdade, uma coisa é compartilhar beleza, compartilhar coisas boas, e para tanto, a gente precisa resgatar a vontade de ser bom em alguma coisa, e de alguma maneira precisamos resgatar a vontade de saber, a vontade de entender, o desejo pela arte e pela cultura. Porque também é um risco compartilhar inverdades e ao invés de motivar, gerar um des-serviço à população, colocando em risco a saúde e a vida das pessoas. 

Eu acho o máximo ver tanta gente compartilhando coisas que nos fazem crescer, e fico também assutada e temerosa por tanta gente que quer apenas aparecer, compartilhando coisas sem fundamento, muitas vezes atrapalhando a vida de outras que acreditam e confiam nela.

Acredito que o mais importante nessa era do compartilhar é o resgate da Ética. Enquanto o Ego substituir a Ética estamos sempre em risco, porque ficamos vulneráveis à carência do outro, que sim, vai fazer de tudo para ser desejado, olhado, aplaudido, amado.

 

Written by

Psicóloga, mãe e feminista. Atuo na área clínica e escolar, mestranda em Saúde Coletiva com ênfase em gênero, maternidade e trabalho.

Deixe uma resposta

Gostou do post? Tuíta! <3

"Sobre a Era do Compartilhar" by @raisaarruda_

Tweet Close
%d blogueiros gostam disto: