De acordo com a definição, empreender é

v.t.d.Conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil); tentar: empreender um trabalho excessivamente perigoso.Colocar em desenvolvimento e/ou., execução; realizar: empreender tarefas; empreender passeios.

Empreender é sinônimo de: entabular, experimentar, começar, iniciar, intentar, delinear,abocanhar, tentar.

Quando a gente pensa em empreendedorismo a primeira coisa que surge na nossa mente é mudar de emprego ou ser coach, que é a sensação do momento, mas empreender não quer dizer que obrigatóriamente você precisa mudar de emprego, ou ser autônomo, mas encontrar uma nova forma de fazer o seu trabalho, que pode ser sim, em alguns casos aquilo que você ama. 

Se, por sorte, você estudou para o que você ama fazer, se você trabalha com o que você ama trabalhar, empreender pode significar para você um novo fazer, uma nova maneira de fazer o que você faz, de modo que te dê ainda mais satisfação. E no caso das mães, muitas vezes isso significa fazer o que se faz com flexibilidade .

O que eu escuto e percebo é que estamos muito fechados numa visão de empregado-empregador que não nos possibilita negociação, como se fosse um favor ser empregado por aquela empresa ou pessoa. Como se devessemos algo à quem nos emprega, não como numa relação de trabalho, em que você sabe que é pago pelo o que você fez, mas numa relação que transcende a de trabalho, e se torna de servidão, e essa postura impossibilita qualquer traço de criatividade ou de transformação.

Nos sentirmos gratos pelo nosso trabalho ou função não nos obriga a sermos servos disso, muito pelo contrário, deveria nos por em movimento para melhorar e transformar a cada dia aquilo que nos faz bem.

Às vezes, diante de tantas histórias de sucesso no empreendorismo, ficamos com a fantasia e o sonho de levar aquela vida, de uma vida de luxo e conforto, de uma vida tranquila, de um trabalho dos sonhos, mas o percurso para chegar até lá é árduo, numa experiência de tentativa, erro e acerto, e de exercicio intenso para que dê certo, até encontrar o caminho que funciona e se adequa à sua realidade.

Repensar como você se enxerga no seu trabalho, como você se sente na empresa e na função, quais os sentimentos que você tem enquanto exerce sua função, é primordial para delinear um novo caminho.

Esse é o primeiro texto dessa nova categoria, sobre trabalho e empreendedorismo. Aqui vou trazer também algumas coisas que estou pesquisando para construir, novamente, meu projeto para tentar mestrado em trabalho e maternidade. Espero que vocês gostem!

Então, para finalizar, quero que você pense no decorrer dessa semana como você se sente quando pensa em ir ao trabalho, qual o seu objetivo na sua função? Esses dia ainda vou falar aqui do meu percurso, ainda em construção, de empreender com a psicologia.

E te indico conhecer o trabalho da Melodia Moreno, que me ajudou MUITO nessa descoberta sobre empreendedorismo, porque com os vídeos dela, os workshops e o CONAMAE, eu aprendi que empreender é uma atitude de transformação e criatividade diante da vida, e da relação com o trabalho!

Uma história para inspirar, de uma psicóloga que eu amo, e vejo o quanto o trabalho dela está crescendo, ela não precisou mudar de profissão, mas ajustar seu conhecimento, o seu fazer, na sua realidade.

Entrevista A.M.E Clarissa  – http://bit.ly/2a5fqRR

Beijo grande!